sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Vamos brincar?


Faixa etária
0 a 5 anos


Conteúdo
Exploração dos objetos e brincadeiras


Objetivos
Esta seqüência didática tem como objetivo a ampliação do repertório de brincadeiras do grupo e a possibilidade de criar diferentes situações de aprendizagem nas quais as crianças possam se divertir, brincar, falar, representar e reapresentar as diferentes brincadeiras. 


- Compartilhar informações sobre as brincadeiras 
- Participar de situações significativas nas quais as crianças possam agir e falar sobre um tema comum de maneira mais estruturada 
- Conhecer as regras de algumas brincadeiras 


Tempo estimado 
Aproximadamente 4 meses 


Material necessário 
Para as brincadeiras: bolas, bambolês, cordas, pedaços de isopor, sucatas, tecidos... 
Para o registro: máquina fotográfica, papéis e canetinhas 




Desenvolvimento das atividades 


 Elencar as brincadeiras que serão apresentadas e registradas 


Fazer um levantamento das possíveis brincadeiras a serem apresentadas ao grupo. Garantindo tanto o contato com os jogos e brincadeiras que já fazem parte do repertório do grupo, como a apresentação de novas propostas. 
Exemplo de brincadeiras: Chuva de bolinha, corre-cotia, elefantinho colorido...




Avaliação 
Devem-se criar pautas de observação para as situações de conversas, para as brincadeiras e para os momentos de registro do projeto. A Avaliação deve ocorrer ao longo de toda a seqüência didática, levando em consideração tanto a participação das crianças, como a adequação das propostas levadas a elas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário