Vamos brincar?
Faixa etária
0 a 5 anos
Conteúdo
Exploração dos objetos e brincadeiras
Objetivos
Esta seqüência didática tem como objetivo a ampliação do repertório de brincadeiras do grupo e a possibilidade de criar diferentes situações de aprendizagem nas quais as crianças possam se divertir, brincar, falar, representar e reapresentar as diferentes brincadeiras.
- Compartilhar informações sobre as brincadeiras
- Participar de situações significativas nas quais as crianças possam agir e falar sobre um tema comum de maneira mais estruturada
- Conhecer as regras de algumas brincadeiras
Tempo estimado
Aproximadamente 4 meses
Material necessário
Para as brincadeiras: bolas, bambolês, cordas, pedaços de isopor, sucatas, tecidos...
Para o registro: máquina fotográfica, papéis e canetinhas
Desenvolvimento das atividades
Elencar as brincadeiras que serão apresentadas e registradas
Fazer um levantamento das possíveis brincadeiras a serem apresentadas ao grupo. Garantindo tanto o contato com os jogos e brincadeiras que já fazem parte do repertório do grupo, como a apresentação de novas propostas.
Exemplo de brincadeiras: Chuva de bolinha, corre-cotia, elefantinho colorido...
Avaliação
Devem-se criar pautas de observação para as situações de conversas, para as brincadeiras e para os momentos de registro do projeto. A Avaliação deve ocorrer ao longo de toda a seqüência didática, levando em consideração tanto a participação das crianças, como a adequação das propostas levadas a elas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário