sábado, 23 de outubro de 2010

UM BATE PAPO SEM FIM




- FAIXA ETÁRIA:
1 A 5 anos.
  
Objetivos 
- Participar de situações de comunicação oral utilizando o vocabulário pertinente.
- Expor suas ideias com clareza e autonomia.
- Ouvir as ideias dos outros.
- Ampliar o vocabulário.
- Socializar


Conteúdo 
Comunicação oral. 


Tempo estimado
Diariamente 


Material necessário 
Livros, revistas, imagens e outros materiais necessários ao desenvolvimento dos temas


Desenvolvimento 
Organizar  a turma em uma roda. Colocar uma música, avisar aos alunos que todos os dias terá uma roda de conversa. Contar uma historia ou fazer uma pergunta para propor um assunto, temas familiares. Cuidar de quem tem mais dificuldades, e fazer com que ele compreenda e que consiga se comunicar com o grupo, e que o grupo entenda o que está sendo comunicado. Ficar atendo aos que falam menos e aos que falam mais, para dar oportunidades a todos
Ressaltar o vocabulário usado e invista na ampliação dele. Lembrar das situações sociais nas quais usamos a comunicação oral.
Formular alguma pergunta sobre aspectos que precisam ser considerados na hora da conversa. Exemplo: Porque é importante faezr silencio quando alguém fala? E se falamos muito baixinho? O que fazemos quando o coleguinha laou alguma coisa que não entendemos?
Levar para a roda materiais para ajudar na conversa e na troca de opiniões.Conversarão em grupinhos para depois participarem da roda. Mostrar uma foto de um quadro e perguntar se gostam ou não, como será que ela se chama e etc. Depois, é hora de mostrar a imagem aos demais e contar sobre a conversa que tiveram previamente. Passar pelos trios, observando e participando das conversas de forma que se instigue a comunicação entre os pequenos. Depois voltar à roda com todos e fazer a socialização.




Avaliação
Ficar atento às conversas das crianças nos diferentes momentos, enquanto brincam, tomam lanche etc. Observar os saberes que adquiriram relacionados a um fazer( falar, ouvir, esperar a vez, eprguntar etc) e se lançam mão da conversa para resolver conflitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário