Nomes próprios
Faixa etária
3 a 5 anos
Conteúdo
Linguagem oral, leitura e escrita
Objetivos
Estas atividades permitem às crianças as seguintes aprendizagens:
- Diferenciar letras e desenhos;
- Diferenciar letras e números;
- A quantidade de letras usadas para escrever cada nome;
- Função da escrita dos nomes: para marcar trabalhos, identificar materiais, registrar a presença na sala de aula (função de memória da escrita) etc;
- Orientação da escrita: da esquerda para a direita;
- O nome das letras;
- Um amplo repertório de letras
Tempo:
30 minutos um mes
Conteúdos
Leitura e escrita de nomes próprios
Tempo estimado
Um mês
Materiais necessários
- Folhas de papel sulfite com os nomes das crianças da classe impressos
- Etiquetas de cartolina
- Folhas de papel craft, cartolina, sulfite
DESNVOLVIMENTO
Lista de chamada da classe. Ler cartões com nomes para saber em que lugar cada um deve sentar; para saber, quem são os ajudantes do dia, etc.
Avaliação
É importante observar e registrar os avanços das crianças na aquisição do próprio nome e no reconhecimento dos outros nomes. Tratando-se de uma informação social - a escrita dos nomes -, é preciso observar se as crianças fazem uso dessa informação para escrever outras palavras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário