sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Nomes próprios


Faixa etária
3 a 5 anos


Conteúdo
Linguagem oral, leitura e escrita


Objetivos 
Estas atividades permitem às crianças as seguintes aprendizagens: 
- Diferenciar letras e desenhos; 
- Diferenciar letras e números; 
- A quantidade de letras usadas para escrever cada nome; 
- Função da escrita dos nomes: para marcar trabalhos, identificar materiais, registrar a presença na sala de aula (função de memória da escrita) etc; 
- Orientação da escrita: da esquerda para a direita;
- O nome das letras; 
- Um amplo repertório de letras


Tempo:
 30 minutos um mes


Conteúdos 
Leitura e escrita de nomes próprios 


Tempo estimado 
Um mês 


Materiais necessários 
- Folhas de papel sulfite com os nomes das crianças da classe impressos 
- Etiquetas de cartolina  
- Folhas de papel craft, cartolina, sulfite


DESNVOLVIMENTO


 Lista de chamada da classe. Ler cartões com nomes para saber em que lugar cada um deve sentar; para saber, quem são os ajudantes do dia, etc. 


Avaliação 
É importante observar e registrar os avanços das crianças na aquisição do próprio nome e no reconhecimento dos outros nomes. Tratando-se de uma informação social - a escrita dos nomes -, é preciso observar se as crianças fazem uso dessa informação para escrever outras palavras.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário