domingo, 31 de outubro de 2010

FLORES DE PAPEL CREPOM








Hora da chamada



-Atividade permanente

Objetivos:
-Realizar a leitura do próprio nome e do de alguns colegas.
-Reconhecer as letras.
-Escrever o próprio nome.

Ano:Pré-escola.

Tempo estimado:Até que todos aprendam a escrever seu nome e reconhecer o dos colegas.

Material necessário:Caixa de sapato, cartaz de pregas, fichas com o nome das crianças, alfabeto (com letras maiúsculas e de fôrma) e letras móveis.


Desenvolvimento:

Coloque as fichas com os nomes na caixa. Organize os pequenos em roda e explique que são os nomes deles que estão nas fichas. Lance o desafio: "Vamos descobrir quem veio e quem não veio?" Pegue uma ficha e incentive-os a ler. Quando o nome for identificado, a criança prega a plaquinha no cartaz.

Incentive as crianças a arriscar a primeira letra. Avance para as outras usando como referência o nome de outros colegas. 

JOGO DA MEMÓRIA 
Auxilia o desenvolvimento da memória visual dentro de um espaço delimitado e permite trabalhar com a atenção concentrada. Quando o jogo é realizado em grupo, pode-se trabalhar com regras sociais como, por exemplo, “um aluno de cada vez”. O material simples, produz um visual estimulador e permite a higienização. A forma de cada peça possibilita ao aluno manuseá-la com pinça lateral, com pinça em dois ou mais dedos ou mesmo utilizar ambas as mãos para empurrar e virar as peças.
Jogo feito com tampas de maionese e com pares de figuras coladas sobre a tampa
.
 DOMINÓ DAS CORESEste material é feito em madeira,medindo 4 cm de comprimento, 9 cm de largura e 1 cm de espessura. Cada peça possui duas cores. A pintura é feita com tinta lavável
Facilita a nomeação das cores, a discriminação visual e a correspondência um a um. As peças ampliadas permitem melhor manuseio aos alunos com dificuldade de preensão (faculdade de pegar ou agarrar). O material pode ser higienizado devido à tinta lavável.
CARINHAS

MATERIAL
1. Canetas coloridas
2. Giz de cera
3. Caixinhas de creme dental
4. Papel
5. Cola 
MODO DE FAZER
1. 
Encape as caixinhas com papel.
2. Com as canetas coloridas, desenhe um cabelo diferente em cada lado da primeira caixinha.
3. Passe o giz de cera para dar o tom da pele.
4. Na segunda caixinha, desenhe os olhos com caneta e, novamente, pinte o resto com giz de cera para dar o tom de pele.
5. A próxima caixinha é o nariz. Desenhe um nariz de cada tipo em cada lado da caixinha.
6. Na última desenhe as bocas.
7. Junte todas as caixas, uma em cima da outra, e vá virando para variar a careta.


BONECO DE MEIA


MATERIAL
1. Um pé de meia
2. Um pedaço de espuma
3. Canetinhas coloridas
MODO DE FAZER
1. Vista a meia em uma das mãos.
2. Coloque a espuma por dentro da meia no lugar em que seus dedos se juntam com a mão fazendo um cocoruto.
3. Desenhe nesse cocoruto, os olhos, o nariz, as sobrancelhas e os cabelos.
4. É isso, seu boneco está pronto! Agora se você quiser faça um amiguinho para ele, usando o outro pé de meia que não vai servir pra nada. 
 
ras, crie nSOMSOBRASovas formas e bom divertimento.

Águia
Jumento
Boi
Bode
Elefante
Coelho
Camelo
Gato
Cachorro
Vai-e-vem
Aprenda a fazer um brinquedo interessante, utilizando as garrafas disponíveis em sua casa.

Criação e execução: Cláudia Gianini

Você vai precisar de: 2 garrafas de Coca-Cola, tesoura, pincéis, rebites, rebitadeira, 10 m de corda de varal, arame grosso, chapa de ferro, tinta relevo nas cores azul e amarela, tinta acrílica nas cores azul e amarela.


1 Retire o bocal de uma garrafa, cortando 1 cm abaixo da marca.


2 Corte o bocal da outra garrafa juntamente com 5 cm da parte lisa.


3 Aqueça a chapa de ferro em fogo baixo e gire levemente sobre ela as duas partes cortadas das garrafas.


4 Da parte lisa da garrafa, corte oito tiras com 6 cm de largura. Gire uma tira na chapa de ferro.


5 Vire a tira e passe o outro lado na chapa de ferro.


6 Passe apenas uma lateral de outra tira na chapa e encaixe-a com a tira anterior.


7 Faça o acabamento das tiras encaixadas na chapa, formando a alça dupla. Faça o mesmo com as outras tiras para formar quatro alças no total.


8 Com a tesoura, faça um furo em cada alça.


9 Una os bocais, aqueça o arame no fogo e faça três furos na junção dos bocais, formando o vai-e-vem.


10 Coloque os rebites nos furos e bata-os com a rebitadeira.


11 Pinte um dos lados do vai-e-vem com a tinta acrílica amarela.


12 Pinte o outro lado com a tinta azul.


13 Com as tintas relevo, faça riscos entre as partes pintadas.


14 Dê uma demão de verniz sobre a peça e deixe secar.


15 Passe a corda de varal dobrada ao meio pelo vai-e-vem.


16 Passe um fio em cada alça e dê um nó na ponta para prender.


17 Vai-e-vem finalizado.

Na ponta dos dedos
Primeiro, você aperta seu dedo sobre uma almofada de carimbo ou pode pintá-lo com aquarela e um pincel.
Depois, você pressiona seu dedo sobre um papel.Aí, você deixa secar.
E, então, você desenha.


PEIXE
Uma bolinha vira o olho.
O sorriso é um traço bem grande.
Com duas curvas em cima e duas embaixo, você faz as nadadeiras.Você desenha mais duas curvas pequenas para fazer a cauda do peixe.Por último, você faz as escamas com cinco tracinhos em curva.

PÁSSARO
De novo, uma bolinha vira um olho.Dois traços formam o bico.O rabinho, você faz com duas curvas.E a asa também.Dois traços retos e compridos serão as pernas.Os pés serão iguais ao bico, cada um feito com dois traços pequenos.

FLOR
CARACOL
FORMIGA
LAGARTA
ABELHA